sábado, 24 de setembro de 2011

COMPORTAMENTO NÃO ASSERTIVO

COMPORTAMENTO NÃO ASSERTIVO. PODE SER DE TRÊS TIPOS:

-Por um lado, o Comportamento PASSIVO, que é aquele em que a pessoa falha na expressão das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões. Na medida em que a pessoa que tem este comportamento é a primeira a violar os seus próprios direitos, acaba por dar ao outro a permissão para, também ele, o fazer. Alguns exemplos são aceder a realizar actividades que não interessam à pessoa só porque isto lhe foi solicitado, não pedir um favor que é legítimo e do qual se necessita, não manifestar desacordo perante algo com que não concorda…


-Por outro lado, o Comportamento AGRESSIVO, que é aquele em que a pessoa expressa as suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões, mas de uma forma que é hostil, exigente, ameaçadora ou punitiva para com o interlocutor. A pessoa que tem este comportamento defende os seus direitos, mas fá-lo à custa da violação dos do outro. Alguns exemplos são os insultos, as ameaças, o sarcasmo, a intriga, a própria violência física…


-Finalmente, o Comportamento MANIPULATIVO, que é aquele em que a pessoa expressa as suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões de uma forma implícita ou indirecta. A pessoa que tem este comportamento procura a satisfação das suas necessidades violando os direitos dos outros, mas fá-lo de forma indirecta. Um exemplo são as mensagens cujo objectivo é levar o interlocutor a sentir-se tão mal ou responsável pela pessoa que fará o que ela quer, ainda que contra a sua vontade (por exemplo, «se fosses mesmo meu amigo, fazias…»)

Quanto às consequências do comportamento não assertivo, é importante não esquecer que os comportamentos que temos não ocorrem num vácuo – eles repercutem sobre a pessoa que os tem e sobre aquele que os recebe, quer de forma imediata, quer a longo prazo. Os comportamentos não assertivos têm, a curto-prazo, algumas consequências positivas para o próprio, o que é, aliás, o que explica que se mantenham - por exemplo, o comportamento passivo permite evitar responsabilidades, os comportamentos agressivos e manipulativos permitem obter-se o que se quer. Contudo, as suas consequências são, num balanço global, negativas, e contribuem para o deteriorar das relações – uma pessoa passiva tenderá a sentir-se cronicamente desrespeitada, uma pessoa agressiva ou manipulativa acabará por alienar os outros (no primeiro caso, imediatamente, no segundo, quando os outros se apercebem da manipulação). Os comportamentos assertivos são, por outro lado, quase universalmente vantajosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário