domingo, 25 de setembro de 2011

COMUNICAÇÃO

O que é comunicar?
A palavra “comunicar” provém do latim Comunicare e significa “pôr em comum”.
Comunicar é um acto fundamental da vida humana, não podemos não comunicar, estamos sempre em interacção com alguma coisa ou com alguém.
Significa, assim, transmitir uma mensagem (ideias, sentimentos e experiências) entre pessoas que conhecem o significado daquilo que se diz e faz.
Por outro lado, a comunicação é o mecanismo através do qual as relações humanas existem e se desenvolvem.

É a fonte de mensagem da informação. Simboliza quem inicia o processo de comunicação. Pensa, codifica e envia a mensagem.
- Canal de transmissão- Emissor
Tem como função estabelecer a ligação entre o emissor e o receptor da mensagem. Representa o meio através do qual a mensagem é transmitida.
Exemplos: TV, telefone, carta, rádio, TV, meios informáticos.
- Receptor
Representa que recebe e descodifica a mensagem.
- Mensagem
Aquilo que se pretende transmitir.
- Código
Conjunto de elementos com significado organizados, segundo determinadas regras, que são aceites pelo emissor e pelo receptor.
- Ruídos
São perturbações ao processo de comunicação.
- Retroinformação (feedback)
É a resposta que o receptor da mensagem efectua. Pode ser encarada como a medida do resultado da informação.
Para que possa existir comunicação, têm que existir alguns elementos:
Esquema Comunicacional Os sons, os gestos, os sinais e as imagens podem transmitir uma informação, um sentimento ou uma intenção que, numa comunidade, deverão ser entendidos de forma clara e simples. É através dos nossos sentidos (visão, audição, olfacto, gestos e tacto).
Problemas que podem ocorrer durante a comunicação:
-supressão total ou parcial da mensagem;
-deformação da mensagem;
-perda de produtividade (velocidade menor, esforço maior)
O que são os ruídos na comunicação
São todas as perturbações, distorções de significado que ocorrem no processo de comunicação e que não são pretendidas pela fonte, mas que afecta a recepção da mensagem no seu destino e, deste modo, a quantidade de qualidade de informação desejada que pode ser enviada numa dada situação, num determinado tempo.
Os ruídos podem interferir em diversos pontos do processo de comunicação:
Emissor – Palavras mal pronunciadas ou prenunciadas num tom de voz demasiado baixo, perturbações de fala, etc.
Receptor – distracção, deficiência ou incapacidade visual ou auditiva.
Código – gralhas, utilização de códigos diferentes.
Canal – interferência radiofónica, papel sujo, barulho no meio envolvente.
Tipos de ruídos
Ruídos Sonoros: o gaguejar do emissor, o ruído produzido por um avião, burburinhos, conversas paralelas à mensagem...
Ruídos Visuais – cores e contrastes agressivos, tudo aquilo que choque o nosso sistema visual, … Ruídos Olfactivos – perfumes intensos, maus cheiros, tudo aquilo que interfere no nosso sistema olfactivo….
Ruídos Gustativos – pastilhas elásticas, chocolates, …
A comunicação efectua-se através de:
Comunicação Verbal
Oral – rádio, telefone, palestras, …
Escrita – jornais, revistas, circulares, cartas, sms…
Audiovisual – televisão, cinema, publicidade, …
Comunicação Não-Verbal
Gestual – Linguagem gestual, gestos dos sinaleiros,..
Codificada ou Simbólica – código morse, código de sinais de trânsito, …
Táctil – linguagem táctil dos cegos, leitura ou exame com a ponta do dedos, …
Os nossos comportamentos e a nossa postura também comunicam

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