terça-feira, 20 de dezembro de 2011

B5: LUSOFONIA: A LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALÉM DE PORTUGAL

A Língua é uma das principais características identificadoras de uma cultura. No caso de Portugal a Língua Portuguesa representa um património que ultrapassa em muito as fronteiras territoriais do país. Como reflexo da nossa própria história enquanto nação de descobrimentos, a língua portuguesa é hoje falada nos quatro cantos do mundo. De Portugal ao Brasil, de Angola a Timor, a Língua Portuguesa é Língua Oficial de oito países em quatro continentes, sendo por isso congregadora de diferentes culturas.
Compreender os Descobrimentos como condição da expansão da Língua Portuguesa e a descolonização como factor que permitiu que novos Estados adoptassem a Língua Portuguesa como língua oficial, é essencial para perceber a dimensão e a importância do português no mundo.
Para além de marca histórica da nossa presença no mundo, a Língua Portuguesa é hoje difundida, também, pelos portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro, que se estima serem 4,5 milhões. A nossa presença emigrante em França, na Alemanha, na Suíça, no Brasil, no Canadá, nos Estados Unidos da América e na África do Sul ou Macau faz com que a Língua Portuguesa seja a quinta mais falada em todo o mundo
Fruto deste património comum, na defesa de interesses partilhados e como afirmação desta identidade no mundo, foi instituída, em 17 de Julho de 1996, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), de que fizeram parte, desde o seu início, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e a que, posteriormente, em 2002, aderiu Timor-leste. Presentemente, a Comunidade representa 200 milhões de falantes de Língua Portuguesa em todo o mundo.
Num mundo globalizado como o nosso, a afirmação, a defesa e a promoção deste património é essencial, tanto para a preservação da nossa identidade, como para o desenvolvimento social, económico e cultural de Portugal.
A afirmação da nossa identidade no mundo é uma condição indispensável ao exercício de uma cidadania plena. Este módulo visa reforçar o sentido de pertença comum que nos é dado pela língua e pode permitir a abordagem de dois dos momentos mais significativos da História de Portugal – os Descobrimentos e a descolonização.

Sem comentários:

Enviar um comentário