terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MÓDULO B10: GUERRA E PAZ: DA II GUERRA MUNDIAL AO 11 DE SETEMBRO

Guerra e Paz: Da 2.ª Guerra Mundial ao 11 de Setembro

A história da humanidade é também a história dos conflitos e das guerras entre os homens. A dimensão dos conflitos e das guerras é directamente proporcional às suas consequências. Embora os conflitos possam ser de vária ordem e de várias dimensões, com consequências mais ou menos quantificáveis, as guerras, enquanto conflitos armados, são sempre devastadoras, quer para vencedores, quer para vencidos. O exemplo é o número de vidas humanas que se perderam durante a 2.ª Guerra Mundial.
As grandes potências emergentes da 2.ª Guerra Mundial projectaram a sua influência no concerto mundial das nações. Formaram-se dois grandes blocos de países que contrastavam ideologias e regimes políticos procurando, cada um, afirmar a supremacia do seu estilo de vida. Liderados pelos Estados Unidos da América (EUA) e pela Rússia, estes blocos promoveram conflitos políticos, económicos, tecnológicos e de poderio militar, numa época que ficou conhecida como Guerra Fria.
A queda do Muro de Berlim, que simbolizava a divisão entre estes dois blocos, significou o fim da Guerra Fria, na medida em que ditou a implosão de um desses blocos, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A nova ordem mundial que daí resultou levou à consolidação de uma grande potência mundial, os EUA.
Apesar de tudo continuam a ocorrer conflitos regionais em diversas partes do mundo. À guerra nos Balcãs e no Ruanda seguiram-se outros conflitos como o do Afeganistão e do Iraque, outros ainda permanecem sem resolução à vista como é o caso de Caxemira e da Palestina.
Nesta nova ordem mundial, outros actores e factores compõem uma realidade dificilmente enquadrável pelos esquemas tradicionais de luta pelo poder. Novas reivindicações e novos objectivos de actores da cena mundial, que já não são apenas Estados, fizeram surgir novos conflitos, em particular, o terrorismo.
O terrorismo, não sendo um fenómeno novo nem isolado, ganhou uma nova dimensão. Acompanhando a própria evolução das sociedades cada vez mais globalizadas, o terrorismo deixou de ser regional e de lutar por objectivos particulares, para se afirmar também como um fenómeno global, com objectivos civilizacionais, isto é, a afirmação de uma cultura versus o enfraquecimento ou destruição de outra.
O ataque de 11 de Setembro de 2001, aos EUA, reivindicado pela organização terrorista transnacional al-Qaeda, é, pelas suas consequências, pela sua dimensão e pelo seu impacto mediático, um exemplo paradigmático dos novos conflitos que hoje em dia emergem no mundo.
O século XX foi pródigo em conflitos armados com consequências devastadoras para a humanidade. A compreensão da natureza dos novos conflitos do século XXI é decisiva para minorar e combater as suas consequências e promover uma paz duradoura. O objectivo deste módulo é duplo: por um lado, dar a conhecer a natureza e os horrores das guerras, por outro, promover uma cultura da paz, humanista e universal, cívica e participativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário