sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MÓDULO B7: AS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: AS NAÇÕES (DES)UNIDAS

As organizações internacionais procuram responder a problemas e necessidades globais que se colocam aos Estados e, aos quais, estes não conseguem responder isoladamente. A associação dos Estados em Organizações Intergovernamentais facilita a concretização de objectivos comuns quer seja no domínio social e político, quer nos domínios económicos ou de defesa.
Organizações como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) ilustram a cooperação entre os Estados para a resolução de problemas que podem ser locais ou regionais mas que têm um efeito global.
Outro tipo de organizações internacionais são as Organizações Não-Governamentais (ONGs). Como instituições supraestaduais a sua acção tem um âmbito global, desenvolvendo-se em torno dos mais diversos propósitos, como sejam, a assistência na fome e na saúde, a defesa do ambiente e dos direitos humanos, na educação, no diálogo ecuménico e inter-religioso.
As ONGs internacionais beneficiam do apoio de Estados mas são emanadas, directamente, da sociedade civil de um determinado Estado. Tendo uma natureza e um propósito de acção internacional, congregam os esforços de cidadãos empenhados na resolução de problemas globais. A Cruz Vermelha Internacional, a Assistência Médica Internacional (AMI), o Greenpeace ou a Amnistia Internacional são exemplos de ONGs que têm desenvolvido uma acção eficaz a nível mundial.
Como organizações internacionais quer as Organizações Intergovernamentais, quer as ONGs dirigem a sua acção para a resolução de problemas que podem ser regionais e temporalmente localizados, como são o caso de conflitos entre Estados ou catástrofes naturais, mas também para a resolução de problemas permanentes como sejam a defesa do ambiente e dos direitos humanos.

A integração de Portugal em Organizações Intergovernamentais é decisiva para assegurar a consecução dos seus objectivos, em termos de política externa. Um desses objectivos prioritários é a manutenção e o aprofundamento da integração de Portugal na OTAN, de que é membro fundador.
Neste quadro, assume também particular importância a ONU. Sendo composta por 191 Estados, promove a cooperação internacional nos sectores económico, social, cultural e humanitário. Portugal, como membro da ONU desde 1955, tem beneficiado e participado activamente nas actividades que a Organização tem desenvolvido em todo o mundo. A integração na ONU constitui um modo de afirmação de Portugal no mundo, quer pela participação na resolução de diferendos políticos, quer pela participação militar em missões para a paz.
Considerando que ser português é também ser europeu e, neste mundo globalizado, um cidadão do mundo, é importante conhecer as principais organizações internacionais em que o Estado Português se integra, bem como algumas ONGs em que os portugueses podem participar directamente, empenhando-se na construção de um mundo melhor. São esses os objectivos deste módulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário