terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MÓDULO D4: CONSUMO ESCLARECIDO: TODOS SOMOS CONSUMIDORES

Consumo Esclarecido: Todos somos Consumidores

O aparecimento da produção em massa, característica da sociedade de consumo, lança no mercado uma grande variedade de produtos e serviços, perante os quais, muitas vezes, o consumidor carece de informação que fundamente uma escolha acertada, baseada na melhor relação qualidade/preço. Desde os anos cinquenta que ganhou consistência a prática de sujeição dos produtos a ensaios e testes laboratoriais que determinem com rigor a qualidade e características anunciadas pelos produtores. Esta metodologia constitui a base da estratégia de intervenção das associações de consumidores. Aos critérios de qualidade devem acrescentar-se os requisitos ambientais – a proliferação das marcas verdes é um fenómeno que caracteriza os últimos 20 anos. A progressiva consciencialização das populações, relativamente a problemas ambientais, tais como o desperdício de recursos, a contaminação do ar e da água, tem conduzido as organizações dos consumidores a ampliar a sua esfera de acção.
A evolução das políticas de consumo conduziu à consagração de quatro direitos fundamentais dos consumidores: o direito à segurança, o direito a estar informado, o direito à escolha e o direito a ser ouvido. As legislações nacionais nos países desenvolvidos tendem a reflectir as crescentes preocupações e modos de actuar no âmbito da defesa dos consumidores.
O avanço das reivindicações dos consumidores relativamente a distorções do mercado e a acção das organizações de defesa dos consumidores, permite falar em consumerismo. O termo consumerismo é uma designação genérica para a protecção e promoção dos interesses dos consumidores, nomeadamente a melhoria do funcionamento do mercado através da introdução de medidas de justiça social e económica. O consumerismo consiste na acção social de grupos, instituições e pessoas que procuram fazer valer os direitos legítimos do consumidor, melhorar a qualidade de vida e afirmar valores através da participação cívica e política no âmbito do consumo. Em suma, estamos no campo do consumo esclarecido por oposição ao consumismo que se traduz num consumo sem critérios e com riscos sociais como o endividamento e o desperdício.
Os comportamentos consumistas ficam frequentemente a dever-se à enorme influência da publicidade em todos os grupos sociais. As atitudes que a publicidade veicula fazem passar, mais ou menos directamente, a mensagem de que a posse de determinado produto ou marca nos diferencia no sentido positivo. É preciso estimular o sentido crítico e aprender a descodificar as imagens/mensagens das campanhas publicitárias e distinguir a realidade da ficção na sociedade de consumo. Aprender a importância do consumo esclarecido, numa sociedade onde todos somos consumidores, é o principal desafio deste módulo.

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