sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MÓDULO B7: OS CAPACETES AZUIS

Forças de manutenção da paz das Nações Unidas, conhecidos
como Capacetes azuis (em inglês United Nations Peacekeeping Forces) são forças militares multinacionais instituídas pela Organização das Nações Unidas com a aprovação e objetivos designados pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para atuar em zonas de conflito armado. Seus participantes são conhecidos como boinas azuis ou capacetes azuis.
Geralmente os objetivos das missões estão relacionados ao monitoramento de cessar-fogos, supervisionamento de retirada de tropas, entre outras possibilidades.

O capacete azul é a peça mais marcante do uniforme dos soldados que participam das missões de paz. É por esse símbolo que os soldados a serviço da ONU são identificados nos países anfitriões.
O capacete pintado de azul surgiu da preocupação com a segurança dos diplomatas da ONU e dos representantes dos países que iriam disponibilizar seus soldados para atuarem em conflitos internacionais sob a égide daquela organização internacional, pois poderiam ser confundidos com outros exércitos que eram partes no conflito.
A solução veio na substituição dos capacetes originais dos seus uniformes pela adoção de um capacete azul com a sigla UN (United Nations) pintada em branco – logomarca da Nações Unidas. Os primeiros capacetes azuis, na verdade, eram os próprios capacetes dos soldados pintados com tinta azul, já que não haveria tempo suficiente para mandar confeccioná-los.
É interessante notar que a ONU respeita todos os tipos de costumes, portanto adotou para os usuários de turbante uma forma específica de identificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário