terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MÓDULO C6: PATRIMÓNIO E CULTURA: A NOSSA IDENTIDADE

Património e Cultura: A Nossa Identidade

A identidade é um conceito complexo e difícil de definir em toda a sua extensão. No entanto, podemos sempre afirmar que a identidade diz respeito ao conjunto de pertenças dentro de uma sociedade ao qual está ligada uma cultura e um património natural e construído. Entre a variedade de aspectos que podemos incluir na nossa identidade encontramos um sistema de pertenças, ou seja, o conjunto de coisas e de causas que permitem obter resposta para o que somos e quem somos. Pertencemos à espécie humana e identificamo-nos mais com os outros seres humanos do que com os animais. Pertencemos a uma família com a qual nos identificamos pelos laços afectivos e pela história pessoal partilhada. Pertencemos a um país, identificamo-nos com as pessoas que aí vivem porque falamos a mesma língua e com as paisagens naturais que conhecemos e os costumes que partilhamos. Pertencemos a um lugar, cidade ou região e identificamo-nos com as pessoas que aí residem, com os espaços públicos e os monumentos que constituem o património construído. Pertencemos a uma escola e a uma turma e identificamo-nos com colegas, professores e espaço escolar onde partilhamos um tempo de relações afectivas e de trabalho.
A expressão “património cultural” é utilizada para designar, sobretudo ao nível colectivo, a língua, os monumentos e as obras de arte nas suas diversas formas de expressão artística. No âmbito mais geral, o património é também ambiental (património natural e património construído) e constitui a herança da humanidade que os povos devem saber preservar e transmitir às gerações seguintes.
A expansão da sociedade de consumo, a par do processo de globalização, veio colocar na agenda dos povos a defesa da identidade cultural e do património cultural. Essa agenda exige recursos financeiros e humanos e mobilização de organizações nacionais e internacionais. A tomada de consciência das identidades tem conduzido os cidadãos a uma defesa, cada vez maior, dos aspectos da paisagem humanizada e dos valores que simbolizam a herança dos seus antepassados, ou seja, o seu património e a sua cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário